LGE PremiumProduzido de acordo com fórmula única no mundo. O líquido Bonpet é uma solução aquosa contendo sais inorgânicos e componentes orgânicos. Durante o contato da solução com o fogo, a energia do fogo é captada para o aquecimento e a evaporação da água, bem como para a decomposição endotérmica dos compostos químicos do líquido extintor de incêndio.
A reação endotérmica e a liberação de gases suprimem o fogo diretamente na superfície afetada.
Os componentes do Líquido Bonpet ocasionam um rápido transporte do calor, usando a água, quando entram em contato com a superfície quente. Os compostos químicos em contato com a água decompõem-se em gases (CO e N) os quais sufocam o fogo diretamente na superfície em chamas, impedindo o fogo de obter oxigênio, e evitando, portanto, a continuidade da combustão.
A asfixia do fogo ocorre diretamente na superfície em chamas, havendo intenso resfriamento. Uma gota do produto é capaz de produzir 60 vezes o seu tamanho em volume de gases. Graças a isso, a quantidade de líquido Bonpet necessária à extinção do fogo é muito pequena, se comparada com outros processos de extinção de incêndio.

O líquido Bonpet comparado ao gás extintor

A eficácia do líquido Bonpet em relação ao uso de gás na extinção de incêndios é facilmente perceptível.
A grande diferença é que não é necessário preencher todo o espaço com o produto, mas sim apenas uma camada de poucos milímetros ao longo da superfície ardente. No processo de decomposição endotérmica, o líquido Bonpet capta 10 vezes mais energia da superfície em chamas do que o gás extintor.
Além disso, no processo de extinção de incêndio através do gás pode ocorrer reignição do fogo, caso o gás extintor espalhe-se muito rapidamente.Esse processo não ocorre quando é utilizado o líquido Bonpet.

O líquido Bonpet comparado à utilização de água

Após procedermos a uma série de testes em incêndios da Classe A, utilizando uma solução com 6% de líquido Bonpet, os resultados mostraram que precisamos usar 20 vezes menos composto líquido do que se estivéssemos extinguindo o fogo apenas com água.
Isso significa, em outras palavras, que a mistura do Líquido Bonpet à água, na concentração mencionada, potencializa o efeito extintor daquela em aproximadamente 20 vezes. A quantidade de água para o mesmo efeito extintor é muito mais alta quando a extinção é feita apenas através de água, sobretudo em razão da grande dificuldade da água em extinguir fogo em superfícies verticais. Em razão disso, a utilização do líquido Bonpet na extinção de incêndios representa além de maior eficácia, menor ocorrência de danos indiretos aos objetos que estejam localizados próximos ao fogo.

O líquido Bonpet previne a reignição de uma superfície

Após o incêndio ser extinto, os aditivos não decompostos que permanecem na superfície são endotermicamente decompostos em caso de um novo aumento da temperatura, passando a resfriar a superfície. Os gases são liberados prevenindo a reação com o oxigênio e, assim, a reignição da superfície é evitada.

Os testes mostraram:

Após conduzirmos inúmeros testes padrão relativos a extinção de incêndios, nossos resultados mostraram que é necessária apenas uma pequena quantidade do líquido Bonpet para a extinção eficaz de vários tipos de incêndios.